Coceira nas gengivas

As gengivas com coceira podem ser um sinal de várias condições diferentes. Isso inclui doenças gengivais, alergias, alterações hormonais e muito mais. Descobrir qual condição está causando a coceira nas gengivas pode ajudá-lo a encontrar um tratamento e parar a coceira.

A saúde bucal envolve mais do que apenas seus dentes. Suas gengivas – o tecido delicado que protege seus dentes, raízes e nervos – são sensíveis. Eles também precisam de seus cuidados. Sem ele, as gengivas podem desenvolver vários tipos de condições dentais crônicas que podem levar a consequências graves.

Causas Possíveis

Descobrir o que está causando a coceira nas gengivas pode ajudá-lo a encontrar um tratamento. Se você não tiver certeza do que está causando seus sintomas, marque uma consulta com seu dentista. Juntos, vocês podem descartar algumas causas até encontrar aquela que explica por que suas gengivas coçam.

Lesões na gengiva

Trauma ou lesões nas gengivas podem causar dor, desconforto e coceira. Essas lesões podem ser o resultado de uma lesão física, como uma lesão sofrida durante a prática de um esporte. Uma lesão também pode ser resultado de comportamentos. Ranger os dentes, também chamado de bruxismo, pode causar dores de cabeça, dores na mandíbula e até coceira nas gengivas. As gengivas também podem ficar irritadas e coceira devido ao uso de cigarros eletrônicos e vaporização.

Acúmulo de placa

Uma fina camada ou película de placa – uma substância pegajosa e incolor – pode se acumular com o tempo. O muco e a comida misturam-se com as bactérias para criar um crescimento excessivo da placa. Com o tempo, a placa pode causar doenças nas gengivas. Os sintomas de acúmulo de placa podem incluir sensibilidade gengival, sangramento durante a escovação e gengivas que coçam.

Gengivite

A primeira fase da doença gengival é a gengivite. Outro nome para doença gengival é doença periodontal. A gengivite é uma forma branda da doença causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Nesta fase, a gengivite provavelmente não causou complicações adicionais.

Reações alérgicas

A sensibilidade ou alergia a certas coisas pode causar coceira nas gengivas. Isso inclui alimentos, sementes, medicamentos e animais de estimação. Mesmo as alergias sazonais, como a febre do feno, podem causar coceira nas gengivas.

Mudanças hormonais

As oscilações nos níveis de hormônio natural podem afetar a sensação das gengivas. Mulheres durante a gravidez, puberdade, menstruação ou menopausa podem sentir coceira nas gengivas com mais frequência. Eles também podem apresentar outros sintomas orais, incluindo dor, sensibilidade e sangramento durante esses períodos.

Boca seca

Sua boca faz um bom trabalho regulando sua umidade natural. Às vezes, certas condições médicas ou medicamentos podem impedir que sua boca produza saliva suficiente para manter a gengiva e a língua úmidas. Isso pode causar boca seca, e um dos sintomas comuns dessa condição são as gengivas com coceira.

Dispositivos odontológicos mal ajustados

Próteses e parciais que não se encaixam bem podem causar problemas. Se houver uma lacuna entre esses dispositivos e suas gengivas, a comida pode entrar sorrateiramente. As bactérias podem começar a crescer e uma infecção pode se desenvolver. Isso pode causar inflamação, sensibilidade e coceira nas gengivas.

Tratar gengivas que coçam

O tratamento para gengivas que coçam depende do que está causando a coceira nas gengivas. Vários desses tratamentos para gengivas que coçam são remédios caseiros. Outros podem exigir tratamento do seu dentista.

Procedimentos e medicamentos

Anti-histamínicos: se as gengivas com coceira forem o resultado de alergias, um anti-histamínico pode interromper os sintomas.
Protetores dentais : evite maiores danos aos dentes usando um protetor enquanto você pratica esportes de contato e enquanto dorme.
Descamação da placa: esta ferramenta elétrica pode ajudar seu dentista a remover o tártaro e o acúmulo de placa acima e abaixo da linha gengival. É improvável que a escovação por si só possa remover esse acúmulo.
Planejamento de raízes: seu dentista pode usar este procedimento para remover o acúmulo de tártaro grave devido ao recuo das gengivas. Isso dá aos dentes e gengivas uma superfície nova para que eles possam se reconectar ao tecido saudável.
Lasering: Este procedimento remove a placa bacteriana e o tártaro e pode ser um tratamento eficaz além da raspagem e aplainamento tradicionais.

Remédios caseiros e autocuidado

Higiene dental adequada: escovar os dentes e passar fio dental duas vezes por dia é vital para uma boa saúde bucal. Você também deve considerar o uso de uma pasta de dente projetada para prevenir o acúmulo de tártaro e placa bacteriana. Se você tiver problemas com inflamação ou infecções nas gengivas, um anti-séptico bucal sem álcool também pode ser uma boa idéia. Cuidar bem dos dentes e gengivas, em primeiro lugar, pode ajudar muito na prevenção de problemas futuros.

Água salgada: dissolva 1 colher de chá de sal em 8 onças de água morna. Passe suavemente a água pela boca e cuspa. A água salgada pode aliviar a coceira e a irritação nas gengivas.

Cubos de gelo: sugue delicadamente cubos de gelo para resfriar as gengivas e parar a coceira. Como bônus, os cubos de gelo podem ajudar a hidratar você.

Mudanças no estilo de vida: Fumar pode irritar a saúde das gengivas. Parar pode fazer a coceira parar. Isso inclui parar de fumar e fumar. Evitar alimentos que irritam as gengivas também pode ajudar. Alimentos picantes, ácidos, amiláceos ou açucarados são os culpados mais comuns da irritação gengival.