Doença gengival (gengivite e periodontite)

O que é gengivite?

A gengivite é uma inflamação das gengivas, geralmente causada por uma infecção bacteriana. Se não for tratada, pode se tornar uma infecção mais grave conhecida como periodontite .

A gengivite e a periodontite são as principais causas de perda dentária em adultos, de acordo com a American Dental Association. Infecções dentais podem aumentar, com sua saúde e sua carteira em jogo.

De acordo com os Centros de Serviços Medicare e Medicaid , os americanos gastaram cerca de US $ 129 bilhões em serviços odontológicos em 2017.

O que causa gengivite e periodontite?

Suas gengivas na verdade se prendem aos dentes em um ponto mais baixo do que as bordas das gengivas que vemos. Isso forma um pequeno espaço chamado sulco. Alimentos e placas podem ficar presos neste espaço e causar infecção gengival ou gengivite.

A placa é uma película fina de bactérias. Ele se forma constantemente na superfície dos dentes. Conforme a placa avança, ela endurece e se torna tártaro. Você pode desenvolver uma infecção quando a placa se estende abaixo da linha da gengiva.

Se não for controlada, a gengivite pode fazer com que as gengivas se separem dos dentes. Isso pode causar lesões nos tecidos moles e nos ossos que sustentam os dentes. O dente pode ficar solto e instável. Se a infecção progredir, você pode perder seu dente ou precisar de um dentista para removê-lo.

Fatores de risco para gengivite e periodontite

A seguir estão os fatores de risco para gengivite e periodontite:

fumar ou mascar tabaco
diabetes
consumir certos medicamentos, como anticoncepcionais orais, esteróides, anticonvulsivantes, bloqueadores dos canais de cálcio e quimioterapia
dentes tortos
aparelhos dentários que se adaptam mal
recheios quebrados
gravidez
fatores genéticos
imunidade comprometida, como com HIV / AIDS

Quais são os sintomas da gengivite e periodontite?

Muitas pessoas não sabem que têm doenças gengivais. É possível ter doenças gengivais sem nenhum sintoma. No entanto, os seguintes podem ser sintomas de doença gengival:

gengivas vermelhas, sensíveis ou inchadas
gengivas que sangram quando você escova ou passa fio dental
gengivas que se soltaram dos dentes
dentes soltos
uma mudança em como seus dentes se encaixam quando você morde ( má oclusão )
pus entre dentes e gengivas
dor ao mastigar
dentes sensíveis
dentaduras parciais que não cabem mais
hálito malcheiroso que não vai embora depois de escovar os dentes

Como a doença gengival é diagnosticada?

Durante um exame odontológico, suas gengivas serão sondadas com uma pequena régua. Essa sondagem é uma forma de verificar se há inflamação. Ele também mede todos os bolsos ao redor dos dentes. A profundidade normal é de 1 a 3 milímetros. Seu dentista também pode solicitar radiografias para verificar se há perda óssea.

Converse com seu dentista sobre os fatores de risco para doenças gengivais, bem como seus sintomas. Isso pode ajudar a diagnosticar sua gengivite. Se houver gengivite, você pode ser encaminhado a um periodontista. O periodontista é um dentista especializado no tratamento de doenças gengivais.

Como as doenças gengivais são tratadas?

Você deve praticar uma higiene oral adequada para tratar a gengivite. Você também deve parar de fumar, se fuma, e controlar seu diabetes. Outros tratamentos incluem:

limpar profundamente os dentes
medicamentos antibióticos
cirurgia
Limpando os dentes

Existem várias técnicas que podem ser usadas para limpar profundamente os dentes sem cirurgia. Todos eles removem a placa e o tártaro para evitar a irritação das gengivas:

A raspagem remove o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva.
O alisamento da raiz alisa as manchas ásperas e remove a placa bacteriana e o tártaro da superfície da raiz.
Os lasers podem remover o tártaro com menos dor e sangramento do que a raspagem e alisamento radicular.
Remédios

Vários medicamentos podem ser usados ​​para tratar doenças gengivais:

O anti-séptico bucal contendo clorexidina pode ser usado para desinfetar a boca.
Os chips antissépticos de liberação programada contendo clorexidina podem ser inseridos nos bolsos após o alisamento da raiz.
Microesferas de antibióticos feitas com minociclina podem ser inseridas em bolsas após raspagem e aplainamento.
Antibióticos orais podem ser usados ​​para tratar áreas persistentes de inflamação gengival.
A doxiciclina , um antibiótico, pode ajudar a impedir que as enzimas causem danos aos dentes.
A cirurgia de retalho é um procedimento em que as gengivas são levantadas enquanto a placa e o tártaro são removidos das bolsas mais profundas. As gengivas são então suturadas no lugar para se ajustarem confortavelmente ao dente.
Enxertos de osso e tecido podem ser usados ​​quando os dentes e a mandíbula estão muito danificados para cicatrizar.
Como as doenças gengivais podem ser prevenidas?
A higiene oral adequada e consistente pode prevenir doenças gengivais. Isso inclui:

visitando o dentista regularmente
escovar os dentes duas vezes ao dia com creme dental com flúor
passar fio dental todos os dias
Comer uma dieta balanceada também é importante para alcançar e manter uma boa saúde bucal.

Condições de saúde associadas a doenças gengivais

O Centros de Controle e Prevenção de Doenças e o Instituto Nacional de Pesquisa Odontológica e Craniofacial relatam que a doença periodontal está associada a um risco aumentado de:

diabetes
doença cardíaca
acidente vascular encefálico
Doença pulmonar
Também aumenta o risco de uma mulher dar à luz um bebê prematuro ou com baixo peso ao nascer.

Embora as doenças gengivais estejam associadas a essas condições de saúde, não foi demonstrado que as causem. Mais pesquisas são necessárias para determinar os detalhes dessa associação.

Conheça mais assuntos sobre saúde bucal em nossa página inicial.